Atualmente, existe uma grande variedade de grãos de café, trazendo para a nossa bebida uma infinidade de sabores, aromas e notas. Enquanto algumas são mais suaves, outras são bem mais amargas. Mas uma variedade de grão que chama a atenção é o que produz o café arábica.
Este tipo de grão de café é o queridinho dos amantes da bebida que buscam algo mais especial e refinado. De acordo com uma pesquisa da Rabobank, o consumo de café especial no Brasil aumentou e a estimativa é crescer mais de 70% nos próximos anos.
Agora, quer saber o que é o café arábica e a diferença para outros tipos? Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!
O café arábica tem esta designação por causa do grão. Ele tem origem na Etiópia, mas a planta ganhou o mundo rapidamente, sendo plantada em vários países. No Brasil, muitos estados cultivam este grão, sendo Minas Gerais o principal.
O grande diferencial é a plantação ser indicada em altitudes superiores a 800 metros, dando uma qualidade superior ao grão. Por falar no cultivo, este tipo de grão de café tem um cuidado especial desde a lavoura até o ensacamento. Isso faz a bebida ter um aroma mais intenso e sabores únicos.
Quando falamos em um café 100% arábica, quer dizer que a bebida é preparada apenas com este grão. Isso resulta em um sabor diferenciado, com notas complexas, mais intenso, doce e macio.
Para fazer o seu café especial, a Mais1.Café utiliza grão 100% arábica de fazendas premiadas no Brasil. Os cafeeiros são plantados a mais de mil metros de altitude, dando um alto poder sensorial, um sabor único e suave.
Além disso, ele possui menor acidez, com mais açúcares naturais - isso faz toda a diferença. O nosso café não é especial só porque o amamos. Mas sim, por ele passar por uma rigorosa análise e classificação, com regras da SCA (Specialty Coffee Association).
O grão arábica se caracterizou no mercado por produzir uma bebida mais fina e requintada. Apesar de todos os grãos fazerem café, cada um traz consigo características totalmente diferentes.
O arábica é marcante por ser uma bebida com menos cafeína, porém com mais teor de açúcares naturais e óleos essenciais. Já o robusta tem mais cafeína em sua composição, menos açúcares e óleos, fazendo a bebida ser mais amarga e intensa.
Em resumo, o café de grão arábica tem qualidade muito superior ao grão de café robusta.
A Mais1.Café trabalha em todas as suas unidades pelo Brasil apenas com café especial feito de grãos 100% arábica, como dissemos anteriormente. Isso faz nossa bebida ter um sabor inigualável, conquistando os amantes de um bom café.
Aliás, investir em uma franquia de cafeteria, como a Mais1, é a certeza de um excelente negócio. Somos referência pela qualidade do café e também pelo sistema coffee to go. O aporte inicial é baixo e o faturar pode ultrapassar R$ 480 mil por ano. Quer saber mais como fazer parte deste sucesso? Entre em contato com nosso time!