Café especial de verdade: saiba o que é, onde comprar, como tomar

17 de junho de 2022
Nenhum comentário

Um café especial é mais que apenas uma expressão, um adjetivo para a bebida que mais amamos. É uma definição para a qualidade dele, analisada por uma equipe técnica do assunto. Mas o que o faz ser especial de verdade?

Esse tipo de café é muito apreciado no mundo inteiro, inclusive no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, o consumo de café especial vem crescendo exponencialmente ano a ano e conquistando seu espaço.. Isso mostra como ele vem ganhando cada vez mais corpo no mercado brasileiro.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que caracteriza um café especial?

No mundo dos vinhos existem os especialistas na bebida, que analisam o gosto, o aroma, a cor e várias outras características. Assim, o vinho recebe notas, premiações e ganha fama. O café especial também é assim. 

Para que conquiste esse adjetivo tão marcante, o café passa por uma análise feita pela SCAA (Sppecialty Coffee Association of America). Ela é a Associação Americana de Café Especial, um órgão preocupado com a qualidade do café no mundo. 

Por isso, a associação criou uma pontuação que analisa a bebida em vários fatores, e se o café atingir 80 pontos ou mais, é considerado especial. Já uma medição entre 70 a 79 pontos, o café é considerado gourmet. Enquanto isso, se os especialistas derem uma nota entre 60 a 69, a bebida é denominada superior. Abaixo disso, é considerado café tradicional e extra forte, o café comum que é o mais consumido atualmente.

Qual a diferença entre eles?

O café especial tem melhor qualidade, porque possui alto poder sensorial, um sabor suave, muito aroma, menos acidez e mais açúcares naturais. Os especialistas na bebida analisam e dão nota em vários critérios, como: 

  • sabor;
  • acidez;
  • corpo;
  • doçura;
  • aroma;
  • harmonia;
  • aroma;
  • conceito final.

Nesse sentido, é bom frisar que o grão, a torra deles e até mesmo o modo de plantio, colheita e preparo podem influenciar em todas essas qualidades da bebida. Agora, vamos conhecer um pouco a diferença entre as nomenclaturas do café. 

Especial

O café especial tem grãos do tipo arábica ou então um blend de boa qualidade. Eles são a seleção dos melhores grãos da colheita, tratados especialmente desde o plantio da semente, para alcançarem as maiores notas nas avaliações. Esse grão produz cafés mais requintados, finos. 

Gourmet

Eles são considerados também um bom tipo de café, com boa nota. No Brasil, o Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, considera 4 categorias de café, sendo o gourmet, superior, tradicional e extraforte. Além disso, o programa certifica o produto e as boas práticas de fabricação. 

Extraforte

Esse tem a menor pontuação em comparação aos outros. Nesse tipo de café, os grãos são Arábica, mas também tem outros blends com diferentes grãos, como o Robusta, com um valor de mercado inferior ao arábica. 

Mais1 tem café especial!

Se você quiser encontrar um belo café especial de verdade, basta fazer o seu pedido na Mais1.Café próxima de você. Aliás, temos unidades espalhadas por todo o país, levando tecnologia no atendimento e excelência nos produtos. 

A Mais1 utiliza 100% de grãos da categoria especial, com um blend exclusivo para alcançarmos a melhor qualidade do mercado. Então, é experimentar e se apaixonar por nosso sabor único.

Por fim, se você é amante do bom café e busca um investimento no setor, a Mais1.Café é ideal para você. Com um aporte inicial baixo, o investidor terá uma unidade que pode faturar mais de  R$ 480 mil por ano e margem de lucro acima de 20%. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais. 

CRIAÇÃO E PERFORMANCE PROSPECTA.DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram