Saiba o que é um café espresso de verdade
8 abril 2022

Se tem algo que todo amante do café adora fazer — além de beber — é falar sobre a bebida! E nesta discussão sempre entra o café espresso, desde temas sobre como ele é feito, como tomar e, é claro, como escrever corretamente a palavra, afinal, é com ‘S’ ou com ‘X’?

Não tem jeito! Ele é um dos cafés mais consumidos no mundo, além do café coado. Por isso, suas curiosidades acabam ganhando a roda de conversa enquanto apreciamos um bom café especial. 

Então, dê uma pausa em sua rotina e confira neste post tudo sobre o café espresso!

O que é café espresso?

O café espresso é muito comum de ser encontrado nos restaurantes e cafeterias pelo fato de ser feito em uma máquina específica de café. 

O nome deste tipo de café vem exatamente por causa da maneira com que é feito. Neste preparo, é aplicado um jato de água quente — sob forte pressão — em uma camada compacta de café moído. 

Como resultado desta técnica, o café é mais encorpado, com sabor característico. Além disso, outro detalhe que faz toda a diferença no espresso é que o grão deve ser moído na hora. 

O fato de esta moagem ser na hora do consumo, a pressão de água quente e ele ser uma dose curta — entre 25 a 35 ml — torna o espresso uma bebida única, apreciada por uma nação toda. 

Qual o correto: café espresso ou expresso?

Esta pergunta é um pouco complicada de ser respondida com exatidão, já que há consenso entre os especialistas do café e da língua portuguesa. Mas… o termo mais aceito é o café espresso com “S”. Vamos explicar o porquê! 

Antes de tudo, é preciso voltar às origens da bebida. O café espresso surgiu na Itália, no início do século XX. Por lá, é empregado o termo espresso, que significa espremido, justamente a forma que este tipo de café é feito: sob pressão.

Mas… ao traduzir para o português brasileiro, o termo espresso vira expresso, é aí que começa a confusão! Isso porque para alguns especialistas, expresso com “X” pode provocar confusão, devido ao verbo “exprimir” que significa falar, manifestar, contar. 

Entretanto, estudiosos concordam que espresso é um estrangeirismo, assim como a palavra shopping, por isso, devemos manter sua grafia original como forma de respeito a outra cultura. 

Qual a diferença em relação aos demais?

O processo do café espresso dá para a bebida um sabor diferenciado em relação aos outros preparos. Você já reparou na diferença do gosto do espresso para o coado em casa, por exemplo?

A maneira de preparo deixa o nosso queridinho italiano mais amargo, porém mais concentrado no aroma, com uma acidez e intensidade característica. Além disso, até o aspecto muda, inclusive com uma espuma bem típica. 

Onde tomar um belo espresso?

Não importa se é com ‘S’ ou com ‘X’, o que vale mesmo é tomar um belo café espresso. E isso você pode fazer em qualquer uma das centenas de unidades da Mais1 Café espalhadas pelo Brasil. Neste link aqui você confere qual é a mais próxima de você.

Além disso, para quem busca um investimento com boa rentabilidade, a franquia da Mais1 é ideal. Com um aporte inicial baixo, o investidor terá a expertise da nossa marca em fazer um café especial, com margem de lucro de 20%. Isso graças ao nosso sistema Coffee To Go, que você poderá conhecer melhor entrando em contato com a nossa equipe.  


Categoria:  |
Contato
Av. Visc. de Guarapuava, 3832 Centro , Curitiba - PR 
80250-220
Newsletter

    Mais1 Café © 2023. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvimento e performance por Prospecta Digital.
    menu