Qual a temperatura certa para fazer café? Descubra...

12 de abril de 2022
Nenhum comentário

Você, com certeza, já deve ter queimado a língua tomando um café super quente. Mas você sabia que existe uma temperatura correta da água para fazer a bebida perfeita? 

Isso mesmo! Até porque uma bebida muito quente ou gelada afeta o processo de degustação da nossa língua, além disso, o sabor dela, principalmente se tratando do café, muda completamente. 

Quer descobrir qual a temperatura ideal da água para fazer o café? Confira tudo neste post! 

A temperatura da água interfere no sabor

Toda substância reage à temperatura, seja ela muito quente ou fria. A água, por exemplo, ferve ou congela em temperaturas específicas. O café também é assim, principalmente, em relação às moléculas do aroma. 

Primeiramente, esqueça a ideia de que água fervendo queima o café. O grão passou por uma torrefação que pode chegar a 200°C, portanto, mesmo que a água esteja pelando, não terá esse poder. Entretanto, quanto maior a temperatura do líquido, maior será a exploração dos compostos do café, como aroma e sabor. 

Água morna ou fervente?

Por isso, uma água morna talvez não tire do pó toda a essência de seus aromas e sabores. Vale a pena destacar que estamos falando do café tradicional coado, porque existem vários tipos, inclusive os cafés servidos gelados, mas aí é outro processo. 

Temperatura ideal para o café?

Conforme a NCA — Associação Nacional do Café — na sigla em inglês, a temperatura ideal da água para se fazer a bebida está entre 90° a 96° C. Sabemos que a água entra em ebulição a 100°C ou até menos, dependendo da pressão atmosférica, então ela deve estar fervendo, mas não muito. 

Ainda segundo a associação, a água fria deixa o café raso, sem a extração dos sabores que comentamos, enquanto a água muito quente pode fazer a bebida perder qualidade. A recomendação é desligar a fonte de calor assim que a água começar a ferver. 

E para o Drip Coffee?

Para quem gosta do Drip Coffee, conhecido também como o café de bolso – dá para tomar em qualquer lugar – a temperatura ideal é em torno de 90°C. Ele é o mesmo processo do coado, porém com maior facilidade no preparo. 

Quer mais praticidade? Peça seu café na Mais1

Agora, se você não tem tempo de preparar a bebida e esperar a água ferver, sem problemas! A Mais1Café facilita a sua vida oferecendo cafés especiais, além de sobremesas e drinks gelados de forma rápida, moderna e super eficiente. Conheça uma de nossas unidades.

Entretanto, se você busca um investimento com valor inicial baixo e um excelente retorno, entre em contato com nossos consultores. Eles irão explicar como funciona a nossa franquia e o modelo Coffee To Go, sucesso no Brasil e no mundo! 

CRIAÇÃO E PERFORMANCE PROSPECTA.DIGITAL
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram