Você sabe o que é Granulometria? Quando nos deparamos com um café quentinho, não costumamos pensar em todo o trabalho feito para aquele resultado que está em nossa frente. Mas, para um café de qualidade, existem muitos processos até o produto final.
Muitos são de conhecimento da maioria, como o plantio e torra, mas existe um estudo pouco conhecido da maioria, com um impacto fundamental no resultado do café: a Granulometria.
Nesse post, vamos explicar o que é a granulometria do café, por que ela é tão importante e como isso pode influenciar a sua experiência com a bebida. Continue lendo para saber sobre esse processo super interessante!
A granulometria do café refere-se ao estudo relacionado ao tamanho das partículas de café moído. Isso acontece porque quando os grãos de café são moídos, eles se transformam em uma mistura de partículas de tamanhos diferentes, variando desde o pó mais fino até pedaços maiores.
O tamanho dessas partículas afeta diretamente a extração do café durante o processo de preparação, já que quando a água passa pelo café moído, ela dissolve os compostos solúveis e extrai sabor, aroma e outros elementos do café. Quando as partículas do café estão uniformes e com tamanhos adequados, esse processo acontece de forma mais eficiente e com melhores resultados.
Como você viu, a granulometria afeta diretamente o resultado do “tamanho” do pó de café, se certificando que eles estejam em tamanhos padronizados e adequados. Por isso, esse é um estudo que interfere em várias características do café, como:
A granulometria adequada é essencial para uma extração equilibrada do café. Afinal, quando as partículas estão muito finas podem levar a uma extração excessiva, resultando em um café encorpado. Já partículas de café muito grossas, podem ter o efeito contrário, deixando o café mais suave.
Se você entende de café, sabe que o sabor e o aroma são os principais pontos na hora de analisar a qualidade do mesmo. E a granulometria influencia diretamente nesses fatores, atuando no realce das características desejadas do café, como acidez, corpo e notas aromáticas.
Em cafeterias, ou outros ambientes comerciais que façam o café na hora, a granulometria é fundamental para garantir que cada café seja preparado com qualidade.
Conheça os 3 benefícios que uma granulometria de café adequada traz para quem ama essa bebida:
1 - Sabor aprimorado: Com a granulometria correta, as nuances de sabor e aroma do café ficam mais destacadas, tornando a experiência de degustação mais agradável.
2 - Redução de desperdício: O controle correto da granulometria ajuda a evitar o desperdício de café, já que a extração inadequada pode resultar em bebidas rejeitadas.
3 - Economia de energia: Processadores de café com granulometria são mais eficientes no uso de energia elétrica, pois o tempo de extração é otimizado.
Ou seja, com o uso adequado da granulometria, não só o resultado do café fica melhor para quem aprecia a bebida, mas também garante benefícios para quem trabalha com isso, como eficiência econômica e redução de desperdício para cafeterias e restaurantes.
Existem várias técnicas para controlar a granulometria do café. Confira as principais:
Como você viu, cada detalhe importa para deixar o café daquele jeito que você ama. E claro que um dos principais é a qualidade dos grãos. Por isso, a Mais1.Café tem um café ESPECIAL e classificado com a nota 80 pela SCAA (Sppecialty Coffee Association of America).
O café especial tem um alto poder sensorial, com sabor suave, muito aroma, menos acidez e mais açúcares naturais. Aprecie essa delícia em uma de nossas cafeterias, veja a unidade mais próxima a você.
Aliás, sabia que é possível ganhar dinheiro com o café especial?
A Mais1.Café tem um modelo premiadíssimo e de muito sucesso no mercado de franquias de cafeteria! Com um modelo de BAIXO INVESTIMENTO e ALTA LUCRATIVIDADE, com faturamentos anuais de mais de R$ 480 mil.
Clique para conhecer o modelo de franquias da Mais1.