Acidez do café: entenda o que é e qual o melhor tipo de bebida
6 outubro 2023
acidez do café

Você já sabe que o café é uma das bebidas mais consumidas e amadas em todo o mundo. E um dos motivos disso é a complexidade das características que fazem o sabor final dele, atraindo muitas pessoas a se apaixonarem pela bebida por motivos diferentes.

Uma dessas características que contribuem para o gostinho é a acidez do café. Mas… calma, apesar de ser um termo aparentemente negativo, a acidez do café é um dos atributos mais importantes para a complexidade do sabor dessa bebida. 

Por isso, nesse post, vamos explorar o que é a acidez do café, quais são os tipos de acidez, suas diferenças e os benefícios que ela traz na hora de degustar o seu café de qualidade!

O que é a acidez do café?

Foto grátis jovem tomando uma xícara de café

A acidez do café é uma das qualidades sensoriais do produto. Especificamente, a acidez se refere à sensação de frescor e vivacidade do café – como se estivéssemos degustando uma fruta fresca, e com isso proporcionando uma sensação mais agradável ao nosso paladar. 

Vale lembrar que acidez do café, nesse sentido, NÃO TEM relação direta com o pH ácido ou alcalino do café, e sim a característica sensorial que ele desperta em nossas papilas gustativas.

Veja 7 benefícios do café sem açúcar para sua saúde e paladar

Quais são os tipos de acidez do café?

Quando falamos de acidez do café, é preciso entender que existem tipos diferentes, que variam conforme os grãos e influenciam diretamente no sabor. Confira os principais:

Acidez Cítrica

A acidez cítrica costuma ser associada a notas de frutas cítricas como limão e laranja, sendo mais comum em cafés de regiões como o Quênia e a Etiópia. Esse tipo de acidez traz uma sensação de muito frescor ao café.

Acidez Málica

Esse tipo de acidez do café tem toques que lembram o sabor de maçã verde e é uma das mais conhecidas. É mais comum em cafés plantados na Colômbia e na América Central, e tem como característica ser mais suave do que a acidez cítrica, ajudando o café a ter um sabor mais equilibrado.

Acidez Vínica

Como o nome dá a entender, esse tipo de acidez dá algumas notas de vinho e é mais comum em cafés de alta altitude e processamento natural, deixando o sabor do café mais complexo. 

Acidez Fermentada

A acidez fermentada é encontrada em cafés processados com métodos fermentados, e pode oferecer notas que vão de frutas fermentadas a de iogurte.

Diferenças entre acidez e amargor

Vale lembrar também que acidez e amargor não são o mesmo, e são características distintas no café! Enquanto a acidez é uma sensação positiva, o amargor em excesso pode ser indesejado, podendo indicar que os grãos foram torrados demais ou extraídos inadequadamente.

Então, acidez no café é bom?

Foto grátis retrato, mulher asian, sorrindo, relaxe, em, café loja, café

Essa resposta é subjetiva, já que essa acidez vai depender um pouco do gosto pessoal de cada indivíduo e das circunstâncias em que a bebida é consumida. Confira alguns pontos:

  • Gosto pessoal: Muitas pessoas adoram a acidez, ao adicionar complexidade de sabor e frescor à bebida. Porém, alguns preferem cafés com menos acidez, com um sabor mais suave e equilibrado.
  • Qualidade: A acidez é frequentemente associada a cafés de alta qualidade, especialmente aqueles cultivados em altitudes elevadas e com métodos de processamento cuidadosos. 
  • Harmonização: A acidez no café pode ser benéfica para a harmonização com outros alimentos. Isso porque essa característica pode atuar cortando sabores gordurosos, como os de um croissant ou de um queijo cremoso, equilibrando o sabor.
  • Momento do consumo: A preferência por acidez pode variar com o momento do dia. Algumas pessoas gostam de cafés mais ácidos pela manhã, para acordar e revigorar o paladar, enquanto outras preferem cafés mais suaves à tarde ou à noite.

Veja também: Café forte ou fraco? O que são, quais as diferenças, onde comprar

Benefícios da acidez no café

A acidez do café oferece vários benefícios para os amantes da bebida:

  • Sabores mais complexos;
  • Sensação de frescor e uma bebida mais revigorante;
  • Mais facilidade para harmonizar com outros alimentos.

Ou seja, a acidez do café é uma característica fascinante que aumenta a riqueza de sabores da nossa bebida favorita, e essa é a graça do café: existem opções para todos os gostos, como o Café Especial da Mais1!

Café especial é com a Mais1

No final das contas, a qualidade do café está relacionada à procedência do grão de café. Por isso, te apresentamos o café especial da Mais1, que recebe a pontuação de 80 pela SCAA (Specialty Coffee Association of America), com os melhores grãos 100% arábica e torras feitas com extremo cuidado.

Para conhecer mais sobre esse café incrível, confira nosso texto especial sobre o assunto.

E, se você quer ganhar dinheiro investindo em uma franquia de cafeteria com um modelo de negócios testado e aprovado, conheça a Mais1.Café, a rede de franquia de café que mais cresce no Brasil!


Categoria: 
Contato
Av. Visc. de Guarapuava, 3832 Centro , Curitiba - PR 
80250-220
Newsletter

    Mais1 Café © 2023. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvimento e performance por Prospecta Digital.
    menu