Você já sabe que o café é uma das bebidas mais consumidas e amadas em todo o mundo. E um dos motivos disso é a complexidade das características que fazem o sabor final dele, atraindo muitas pessoas a se apaixonarem pela bebida por motivos diferentes.
Uma dessas características que contribuem para o gostinho é a acidez do café. Mas… calma, apesar de ser um termo aparentemente negativo, a acidez do café é um dos atributos mais importantes para a complexidade do sabor dessa bebida.
Por isso, nesse post, vamos explorar o que é a acidez do café, quais são os tipos de acidez, suas diferenças e os benefícios que ela traz na hora de degustar o seu café de qualidade!
A acidez do café é uma das qualidades sensoriais do produto. Especificamente, a acidez se refere à sensação de frescor e vivacidade do café – como se estivéssemos degustando uma fruta fresca, e com isso proporcionando uma sensação mais agradável ao nosso paladar.
Vale lembrar que acidez do café, nesse sentido, NÃO TEM relação direta com o pH ácido ou alcalino do café, e sim a característica sensorial que ele desperta em nossas papilas gustativas.
Veja 7 benefícios do café sem açúcar para sua saúde e paladar
Quando falamos de acidez do café, é preciso entender que existem tipos diferentes, que variam conforme os grãos e influenciam diretamente no sabor. Confira os principais:
A acidez cítrica costuma ser associada a notas de frutas cítricas como limão e laranja, sendo mais comum em cafés de regiões como o Quênia e a Etiópia. Esse tipo de acidez traz uma sensação de muito frescor ao café.
Esse tipo de acidez do café tem toques que lembram o sabor de maçã verde e é uma das mais conhecidas. É mais comum em cafés plantados na Colômbia e na América Central, e tem como característica ser mais suave do que a acidez cítrica, ajudando o café a ter um sabor mais equilibrado.
Como o nome dá a entender, esse tipo de acidez dá algumas notas de vinho e é mais comum em cafés de alta altitude e processamento natural, deixando o sabor do café mais complexo.
A acidez fermentada é encontrada em cafés processados com métodos fermentados, e pode oferecer notas que vão de frutas fermentadas a de iogurte.
Vale lembrar também que acidez e amargor não são o mesmo, e são características distintas no café! Enquanto a acidez é uma sensação positiva, o amargor em excesso pode ser indesejado, podendo indicar que os grãos foram torrados demais ou extraídos inadequadamente.
Essa resposta é subjetiva, já que essa acidez vai depender um pouco do gosto pessoal de cada indivíduo e das circunstâncias em que a bebida é consumida. Confira alguns pontos:
Veja também: Café forte ou fraco? O que são, quais as diferenças, onde comprar
A acidez do café oferece vários benefícios para os amantes da bebida:
Ou seja, a acidez do café é uma característica fascinante que aumenta a riqueza de sabores da nossa bebida favorita, e essa é a graça do café: existem opções para todos os gostos, como o Café Especial da Mais1!
No final das contas, a qualidade do café está relacionada à procedência do grão de café. Por isso, te apresentamos o café especial da Mais1, que recebe a pontuação de 80 pela SCAA (Specialty Coffee Association of America), com os melhores grãos 100% arábica e torras feitas com extremo cuidado.
Para conhecer mais sobre esse café incrível, confira nosso texto especial sobre o assunto.
E, se você quer ganhar dinheiro investindo em uma franquia de cafeteria com um modelo de negócios testado e aprovado, conheça a Mais1.Café, a rede de franquia de café que mais cresce no Brasil!