Fazer café é parte da rotina da maioria dos brasileiros, seja para começar o dia ou durante a tarde, é normal dedicar alguns minutos diários para preparar essa bebida tão amada pelos brasileiros. Um dos motivos disso é o quão fácil e prático o café é para ser preparado, tanto que cada um tem o seu jeito próprio de fazer!
Porém, mesmo com essa facilidade, ainda existem alguns erros muito comuns que podem comprometer o sabor e qualidade do seu café. Nesse post, selecionamos 7 erros que você não pode cometer na hora de fazer o seu café especial. Confira!
Fazer café coado é uma atividade simples, mas alguns detalhes fazem toda a diferença, seja de forma positiva ou negativa.
1 – Não deixe a água ferver
É muito comum deixar a água ferver para fazer café, inclusive, por muito tempo se pensou que essa era a forma adequada. Porém, hoje já se sabe que a temperatura influencia no sabor da bebida. Uma água que foi fervida, por exemplo, deixa o sabor do café mais amargo.
A temperatura ideal recomendada é entre 90°C e 96°C, que são atingidos um pouco antes da água começar de fato a ferver. Para saber mais sobre a temperatura certa para fazer café, acesse nosso post sobre o assunto.
2 – Errar as proporções
A proporção de café e água é um dos pontos mais importantes na hora de fazer um café saboroso. A quantidade exata depende muito do tipo de pó usado, assim como o gosto pessoal de cada um.
Recomendamos o uso entre 80 e 100 gramas para cada litro de água, isso dá em média 5 ou 6 colheres de sopa. Essa proporção deixa o seu café encorpado, e permite uma maior apreciação do sabor.
3 – Colocar o açúcar diretamente na água
É fato que muita gente não consegue tomar café sem açúcar, mas isso não quer dizer que é uma boa opção adoçar diretamente a água na hora de fazer o café. Mas… isso altera e MUITO o sabor e a qualidade do café. O melhor é: cada um adoça seu café na hora de beber.
Importante lembrar que o consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabete e outras doenças crônicas, sobretudo em pessoas com fatores de risco cardiovascular.
4 – Armazenar o pó de forma inadequada
O pó de café deve ser armazenado em um local fresco e seco, longe de luz solar direta e odores fortes. Uma dica é não guardar o pó de café na geladeira, apesar de passar a impressão que ele estará melhor protegido e que vai durar mais, o café pode absorver umidade e odores de outros alimentos e produtos guardados na geladeira.
5 – Utilizar pó velho
O pó de café costuma ter um bom prazo de validade, ainda mais se for bem cuidado e armazenado, como falamos acima. Mas, conforme o café vai ficando “mais velho”, ele vai perdendo sua qualidade, seu aroma e sabor. Por isso, é recomendado que você compre quantidades que façam sentido para o seu consumo, sem armazenar café por muito tempo.
6 – Não limpar os equipamentos
Não importa a forma que você faça café, os produtos que você usa devem estar sempre limpos, como o coador, a cafeteira, a garrafa e o filtro de pano caso utilize. Quando não estão devidamente limpos, esses produtos alteram o sabor e cheiro do café.
7 – Não reaqueça o café
Muitas vezes é normal que “sobre” um pouco do café da manhã ou da tarde, e muitos acabam optando por reaquecer o café em vez de fazer um novo. Porém, conforme o café vai esfriando, ele vai passando por um processo de oxidação, que altera o sabor e aroma. Então… já sabe né, nada de reaproveitar o café gelado!
Preparar o café da forma correta não é tão difícil, mas muitas vezes não temos o tempo necessário para preparar uma bebida de QUALIDADE! Por isso, a Mais1.Café facilita a sua vida oferecendo cafés especiais, sobremesas e drinks gelados de forma rápida, moderna e super eficiente.
Acesse o site para conhecer uma de nossas unidades, com certeza tem uma pertinho de você.
Além disso, sabia que também é possível ganhar dinheiro empreendendo nessa área, com um investimento inicial baixo e um excelente retorno? Entre em contato com nossos consultores.