Assim como existem vários tipos de café, há inúmeras maneiras de pedir a bebida. Pode ser no conforto de casa, após o almoço, ou em uma cafeteria. Nesse último lugar, o sistema coffee to go vem ganhando espaço.
Esse modelo é recente no Brasil, entretanto, já conquistou vários lugares no mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Assim como o drive-thru das lanchonetes fast foods, essa prática consiste em pedir o café e beber em outro lugar.
Por ser novidade no país, ainda há muitas dúvidas. Por isso, vamos trazer oito mitos e verdades sobre o modelo de franquia do coffee to go. Continue a leitura!
Antes de falar sobre os mitos e as verdades, é preciso entender o que é esse modelo coffee to go. A pandemia, inclusive, fez esse sistema crescer ainda mais rápido, já que jeito era pedir o café e apenas retirar na cafeteria.
No coffee to go, o cliente faz o pedido pelo totem de autoatendimento na cafeteria. A outra opção, ainda mais prática, é baixar o aplicativo e fazer o pedido pelo celular.
Assim, a pessoa passa na cafeteria só para retirar o pedido, sem precisar esperar e até mesmo sem ir até o caixa pagar.
Isso mesmo, em ambas as formas, totem ou app, é possível fazer o pagamento de forma online por meio do cartão de crédito.
Agora que você entendeu como funciona, vamos trazer oito mitos e verdades sobre o modelo de franquia coffee to.
MITO: Ao investir em uma franquia de cafeteria no sistema coffee to go, o sistema de autoatendimento e o aplicativo já estão inseridos no contexto. Não é preciso pagar um valor à parte. Além disso, a manutenção e os equipamentos possuem valores baixos perto do retorno que trazem.
VERDADE: Com esse serviço, a franquia consegue diminuir o número de funcionários, como atendentes e até mesmo os caixas. Não é necessário ter garçons, por exemplo. A equipe de funcionários fica concentrada na produção do cardápio.
MITO: A franquia Mais1 Café, por exemplo, trabalha com grãos 100% arábica, o melhor do mercado. O café é especial, isso significa que ele tem uma pontuação alta, avaliada por especialistas. Os grãos são colhidos em fazendas premiadas e a torra é média, dando um sabor único, superior a grande maioria das cafeterias tradicionais.
VERDADE: Como a operação é enxuta, sem muitos funcionários, a margem de lucro é maior que em outras cafeterias convencionais, por exemplo. Na Mais1 o lucro pode superar os 20% e o faturamento ser superior a 480 mil por ano!
MITO: Para gerenciar uma cafeteria no sistema coffee to go, o franqueado terá um sistema de gestão exclusivo. Além disso, ele e toda a equipe passarão por uma série de treinamentos e cursos para aprender a gerenciar a unidade.
MITO: Com o sistema, a pessoa irá consumir o café em outro ambiente, então, a cafeteria em si não precisa ser grande. Com isso, a construção é de baixo investimento, sendo possível ter uma unidade a partir de 12 metros quadrados.
MITO: Nunca se bebeu tanto café como nos últimos anos no Brasil. Além disso, a pandemia mudou a forma de consumir a bebida, preferindo pedir para tomar no carro, escritório ou em casa. A projeção de consumo do café no Brasil em 2022 e nos próximos anos é de alto crescimento.
VERDADE: O formato surgiu nos Estados Unidos e ganhou os brasileiros. Prova disso é que a Mais1 Café, fundada em 2019, já possui mais de 470 unidades confirmada por todo o Brasil! Confira aqui nossas unidades
O modelo coffee to go já é tendência no Brasil e a expectativa é de crescimento nos próximos anos. A Mais1 Café é uma franquia com baixo investimento e margem de lucro superior ao mercado.
É possível abrir uma unidade na sua cidade, com um faturamento anual maior que R$ 480 mil e retorno do investimento em apenas 18 meses, menos de dois anos. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.