O Croissant é uma das receitas mais clássicas de todos os tempos e extremamente versátil. E essa versatilidade se traduz tanto nos sabores quanto no momento para ser consumido: existe o croissant clássico, sem recheio, e os croissants doces, salgados. Além disso, o mundo todo consome esse produto no café da manhã ou em um lanche da tarde.
Mas o que é o croissant de fato? Qual a origem do croissant? Qual bebida mais combina com essa delícia presente na mesa das pessoas em praticamente todos os países do planeta e que faz sucesso há séculos?
Vamos descobrir isso agora!
O croissant é um pão de massa folhada, leve e, ao mesmo tempo, crocante, uma massa inconfundível, dourada e com um sabor levemente amanteigado. E por conta de sua versatilidade, ele combina com várias bebidas como soda italiana, água com gás, sucos naturais. Mas tem uma bebida que é a combinação perfeita: o café.
A harmonização com café chega a ser um deleite. Além de ser uma das bebidas favoritas dos brasileiros é de longe uma das combinações mais interessantes: o toque amanteigado do croissant com o café e seu amargor tradicional.
Mas antes de falar dessa dupla dinâmica, croissant com café, precisamos falar da origem do croissant: ao contrário do que a maioria dos brasileiros acredita, o croissant não é uma criação francesa – un grand absurde!
As histórias contam que a origem do croissant é a Áustria – a data é um tanto incerta, mas remonta ao século XVII, ou antes – e antes se chamava “kipferl”, (meia-lua em alemão).
O primeiro registro de um kipferl na França foi só em 1839, quando o austríaco August Zang fundou uma padaria vienense em Paris. No entanto, alguns dão crédito à rainha Maria Antonieta, esposa do rei Luís XVI da França, por apresentar o croissant à alta sociedade francesa anos antes.
A massa ganhou muita popularidade no país e se transformou em um dos produtos mais consumidos pelos franceses. Além disso, o nome croissant surgiu também como uma referência à forma de lua crescente do pãozinho (croissant = crescente em francês).
Por fim, eles transformaram o croissant em uma massa mais leve, folhada, amanteigada e de sabor inconfundível, como a conhecemos hoje no mundo todo. E isso foi invenção de Sylvain Claudius Goy, o padeiro que registrou a primeira versão francesa conhecida da receita de croissant em 1915.
Goy trocou a massa de brioche por uma massa de levedura laminada, criando camadas finas e escamosas de massa. Foi assim que a receita tradicional francesa surgiu.
Croissant com café, café com croissant, a ordem não importa: a harmonização com café é uma das mais perfeitas. E o melhor: diferentes tipos de café combinam com croissant, realçando suas características e criando uma experiência gastronômica muito agradável.
O espresso, por exemplo, um dos tipos mais pedidos nas cafeterias brasileiras é uma excelente opção para acompanhar um croissant. E isso se deve ao fato dele equilibrar a gordura e o sabor amanteigado da massa, por conta do amargor mais intenso do método.
No entanto, opções mais “doces” como o cappuccino também combinam. A cremosidade do leite vai bem com a textura do croissant e cria um sabor especial, mais adocicado, mas ainda assim equilibrado.
Já o Mocha é para quem gosta de um sabor bem mais doce: ele combina o café espresso, leite vaporizado, chocolate e chantilly, então vale a pena pedir um croissant sem recheio ou com algum recheio mais salgado para um equilíbrio, por exemplo.
E há quem prefira o café clássico, menos forte, mas ainda assim com intensidade no sabor. Vai muito bem com um croissant doce e é de longe uma das opções mais pedidas nas cafeterias brasileiras.
A última dica é muito importante: qualidade! A Mais1.Café, por exemplo, serve um croissant importado direto da França, feito com ingredientes de alta qualidade e um método de produção legitimamente francês.
E a qualidade não se limita ao croissant: o café que servimos tem pontuação acima de 80, ou seja, é aprovado pela SCA - Specialty Coffee Association!
Deu para perceber que o croissant com café é uma combinação perfeita – e bem brasileira. Agora, a experiência dessa combinação fica ainda mais perfeita e completa na Mais1.Café.
Por isso, convidamos você para experimentar essa combinação francesa à brasileira na Mais1.Café. Escolha a unidade mais próxima e venha experimentar essa harmonização irresistível.
Agora, se interessou em ser um franqueado da Mais1.Café? Veja mais sobre como ter a sua unidade acessando o portal do franqueado!