Escolher o mercado em que vai investir é tão importante quanto a própria escolha de querer investir e empreender. Isso porque o segmento que você atuará irá definir o seu potencial de crescimento, lucro e como você poderá conquistar a sua independência financeira.
E um dos mercados que mais chamam atenção no Brasil é o mercado do café! Afinal, nosso país é conhecido mundialmente como um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. Mas a questão permanece: ainda vale a pena investir nesse setor?
Neste post, vamos responder essa pergunta, destacando a tradição, história e oportunidades presentes no mercado brasileiro de cafés, incluindo o papel das franquias de cafeteria.
Como falamos, o café desempenha um papel significativo na economia e na cultura do Brasil por séculos. Desde o início do cultivo comercial de café no país, durante o século XVIII, até os dias atuais, o Brasil consolidou sua posição como um dos principais produtores e exportadores mundiais de café.
O Brasil é considerado o 2º maior consumidor mundial do café e maior produtor!
A bebida tornou-se uma parte essencial da vida cotidiana dos brasileiros, presente em diversos momentos, desde encontros sociais até reuniões de negócios.
Aliás, você pode saber tudo sobre a origem do café no Brasil em nosso texto especial sobre o tema!
E com grande e história, o mercado do café continua a oferecer oportunidades para investidores no Brasil. Algumas razões pelas quais ainda vale a pena considerar investir nesse setor incluem:
O mercado do café interno no Brasil continua a crescer, impulsionado pelo aumento do consumo per capita e pela diversificação das preferências dos consumidores.
Segundo dados da ABIC – Associação Brasileira Da Indústria de Café – em 2023, foram consumidos mais de 6 kg por habitante, um aumento de 7,47% em relação ao ano anterior.
Com a crescente conscientização sobre questões ambientais e sociais, há oportunidades para investir em práticas sustentáveis de cultivo, produção e distribuição de café. Além disso, a inovação em termos de métodos de preparo, sabores e embalagens pode atrair novos segmentos de mercado.
Já ficou claro da importância do Brasil do mercado do café. Como maior exportador e com um café que é sinônimo de qualidade no mundo todo, o mercado oferece possibilidades de vendas para novos mercados e parcerias comerciais.
O surgimento de cafeterias especializadas e franquias de café tem sido uma tendência crescente no país. Aliando o sucesso nacional do modelo de franchising com um tipo de estabelecimento que faz parte da cultura e identidade nacional!
Para se ter uma ideia, as franquias nunca estiveram tão fortes. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias movimentaram mais de R$ 240 bilhões recentemente.
Ou seja, o mercado do café no Brasil é cheio de oportunidades e caminhos a serem seguidos. E um dos que mais chama atenção nos últimos anos é o de franquias de cafeterias, que falaremos com mais detalhes a seguir!
Como você viu, o mercado do café, apesar de ser histórico, continua cheio de oportunidades. Na verdade, cada vez mais existem caminhos a serem seguidos e dinheiro a ser ganho!
E as franquias de café representam uma oportunidade atrativa para investidores interessados no mercado brasileiro. Afinal, elas são modelos de negócios que trazem uma série de benefícios, como suporte na implantação e operação, a oportunidade de investir em uma marca reconhecida, padronização de produtos e processos, além de um modelo de negócio testado e comprovado.
E a Mais1.Café tem um modelo de fácil implantação e muita lucratividade, o que faz com que sejamos a franquia de café que mais cresce em unidades no Brasil!
Entre os nossos diferenciais estão as parcerias com marcas internacionais, como a Nestlé, produtos exclusivos, cardápio variado e um café especial premiado internacionalmente, além de espaços acolhedores e marketing nacional.
Quer saber mais sobre o nosso modelo de franquias no mercado do café? Acesse o portal do franqueado e saiba tudo!