Existem alguns tipos de amantes de café – aqueles acostumados com o café de manhã ou no fim do dia, e aqueles que são REALMENTE apaixonados pela bebida, os coffee lovers, que analisam muitos fatores para identificar a qualidade de um café bom.
Para eles, saber diferenciar um café comum de um café bom é essencial. E isso envolve muita coisa, como a escolha dos grãos, até o aroma e o sabor final na xícara, afinal, cada etapa influencia na experiência.
Mas como identificar um café de boa qualidade?
Se você não é um grande conhecedor de café, mas quer saber como escolher melhor o que vai consumir, neste post, vamos te ensinar os principais fatores que você deve considerar para garantir que está apreciando um café bom e realmente especial. Vamos lá?
Mas e aí, o que faz um café ser considerado bom? A marca? O preço?
Bom, existem vários aspectos que indicam se o café que você está consumindo é de alta qualidade. Vamos entender cada um dos principais fatores que você deve observar na hora de escolher um café.
Não é nenhuma surpresa que os grãos sejam um fator fundamental para o resultado de um café bom ou não. Afinal, aqui é onde tudo começa. Então, entenda os principais pontos relacionados aos grãos de café:
Os grãos de café arábica são conhecidos por serem de alta qualidade, oferecendo sabores mais complexos, suaves e aromáticos. Em comparação, o robusta tende a ser mais amargo e possui maior quantidade de cafeína, sendo geralmente usado em cafés comerciais e de menor qualidade.
Para uma experiência superior, prefira sempre grãos 100% arábica.
Tão importante quanto os grãos em si, é o processo de torra, determinante para o sabor do café. Torras claras ou médias preservam melhor os sabores originais dos grãos, enquanto torras escuras podem mascarar defeitos do café.
Um bom café tende a não ser extremamente escuro, pois isso indica que o grão foi torrado por muito tempo, perdendo características sensoriais importantes.
Além disso, existem outros fatores relacionados ao local de origem dos grãos.
Agora vamos falar da principal característica na hora de analisar uma bebida ou alimento: o sabor! Veja os fatores que você pode identificar no gosto de um café bom:
Um dos aspectos que diferencia cafés de alta qualidade é a acidez equilibrada, que traz vivacidade à bebida. Essa acidez deve ser clara e harmoniosa, contribuindo para um sabor brilhante, sem sobrecarregar o paladar.
Em cafés de qualidade inferior ou torrados excessivamente, como aqueles mais populares que encontramos nos mercados, o amargor pode ser desagradável.
No entanto, em cafés superiores, o amargor é suave e bem integrado ao conjunto de sabores, sem ser dominante.
O corpo do café, que é aquela sensação na boca, é outra característica importante. Cafés de qualidade são mais “encorpados”, cremosos e equilibrados.
Além disso, existe uma doçura natural que deve estar presente, com notas de chocolate, caramelo ou frutas, que complementam a bebida sem a necessidade de adoçar.
Se tem uma coisa que todo mundo conhece é o cheiro de café. E por mais que muitos sejam parecidos, o aroma é uma das primeiras pistas para identificar um café de qualidade. Notas florais, frutadas, achocolatadas ou amadeiradas podem ser encontradas em cafés premium, e o cheiro intenso e complexo é um indicador de frescor e qualidade.
Antes de tomar o café, inspire profundamente seu aroma. Um café de qualidade apresentará um cheiro rico e diverso, indicando as características únicas do grão.
Aromas fracos ou queimados são sinais de grãos de baixa qualidade, ou mal torrados.
Se você perguntar para um grupo de pessoas: “Que cor é o café?” A maioria vai responder “preto”, certo? E isso é verdade apenas em partes.
Afinal, existem muitos tons possíveis para a cor de um café bom. Um café bem preparado terá uma cor intensa e homogênea, sem ser excessivamente escura. Isso indica que o processo de extração foi bem feito, preservando os melhores sabores do grão.
Tome cuidado com cafés com cores “estranhas”. Cafés muito claros podem ter sido mal extraídos, resultando em uma bebida aguada e sem sabor. Por outro lado, uma coloração muito escura pode indicar uma super extração, tornando a bebida amarga e desagradável.
Agora que você sabe como identificar um café de boa qualidade, está pronto para aproveitar ainda mais a bebida mais amada do mundo. Mas, para facilitar, que tal ir em uma cafeteria que serve um café que, além de bom, é ESPECIAL?
O café especial da Mais1.Café foi projetado com uma combinação de grãos especiais 100% arábica, sendo selecionados e ajustados para oferecer o mesmo sabor e aroma durante o ano todo.
Esses grãos passam por um processo de torra média, resultando em uma bebida intensa, com tons naturalmente doces e equilíbrio ideal entre acidez e maciez.
Nosso grão especial recebeu a pontuação de 80 pela SCAA (Specialty Coffee Association of America) e você pode experimentar nossas delícias visitando uma de nossas centenas de unidades!
E se você tem interesse em tipos de café, preciso te perguntar: já pensou em investir em uma franquia de cafeteria? A Mais1.Café tem um modelo testado e aprovado, sendo a franquia que mais cresce no Brasil.
Com a Mais1, você pode ter uma cafeteria funcionando e com um modelo de negócios estabelecido em menos de 3 meses.