Quem nunca pensou em abrir um negócio e começar a trabalhar para si mesmo, não é? Investir em uma mini cafeteria ou começar um empreendimento é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae no início desse ano.
Mas, isso não quer dizer que seja fácil. Existem muitas dúvidas e medos na hora de começar o próprio negócio, seja em relação ao segmento, modelo de negócio, valores de investimentos, mercado e muito mais.
Por isso, vamos te explicar tudo o que você precisa saber antes de investir em uma mini cafeteria, uma excelente opção para quem quer começar a empreender. Confira!
Confira alguns pontos:
Que o café é uma paixão dos brasileiros você já deve saber, os números só comprovam essa relação que vem desde o início do nosso país: O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida.
Mini cafeterias podem ser instaladas em vários locais e costumam ser uma operação pequena, que não exige a contratação de uma grande equipe e nem mesmo uma infraestrutura muito complexa.
Obviamente uma cafeteria pequena terá o café como produto principal. Mas, também é possível oferecer uma variedade no cardápio para atrair todos os gostos, como sobremesas, pães de queijo e muito mais.
Tomar café em um espaço menor é extremamente confortável, aconchegante e gostoso, além de ser uma ótima alternativa para famílias e casais, que gostam de espaços mais intimistas para compartilhar momentos juntos!
Você viu acima os pontos positivos de investir em uma cafeteria pequena, e um deles é o baixo investimento que esse modelo de negócios precisa.
Porém, é importante lembrar que o valor total vai depender de uma série de fatores, como:
Esses gastos podem variar muito conforme as opções que você escolher para a sua mini cafeteria.
Assim como em relação aos gastos para montar uma cafeteria pequena, sua lucratividade também depende de muitos fatores:
Cafeterias que ficam localizadas em áreas movimentadas, têm mais chances de atrair inúmeros clientes em potencial, mas lembre-se que isso também vai interferir em gastos como o aluguel ou compra do ponto comercial.
Quanto mais produtos você oferecer, maior a sua possibilidade de lucrar. Lembre-se que o café é o primeiro e mais importante produto, mas ofereça um cardápio variado com drinks de café especial.
Você não voltaria para tomar café em um lugar com produtos ruins e atendimento insatisfatório. E todo cliente pensa igual! Cafeterias que se destacam pela qualidade podem desenvolver uma clientela fiel.
A lucratividade de um negócio está completamente ligada à capacidade de gerenciar os custos de ingredientes, mão de obra, aluguel e outros aspectos operacionais, ou seja, ter um modelo de negócios que facilite o lucro da operação.
Avaliar a concorrência na área é importante para determinar preços competitivos e estratégias de diferenciação.
Para lucrar é preciso atrair público para o seu negócio! Investir em estratégias de marketing e publicidade, inclusive no meio digital, são fundamentais para promover a cafeteria.
Veja também: Saiba como ter a sua operação de cafeteria pequena em até 90 dias!
Como você viu, investir em uma mini cafeteria pode ser uma excelente forma de empreender e conquistar o seu sucesso. O mercado aceita bem esse tipo de loja, o público consumidor é gigante, e o custo-benefício é ótimo. Mas, pode ser ainda melhor: Conheça a Mais1.Café!
A Mais1.Café é a rede de franquia de cafeteria que mais cresce no Brasil. Já são centenas de unidades, com um modelo enxuto que oferece:
Ou seja, a Mais1.Café já resolve todas as questões que você pode ter ao abrir sozinho uma mini cafeteria, além de oferecer a força de uma marca respeitada por quem gosta de café de qualidade.
Quer saber mais sobre o nosso modelo de franquia? Acesse o nosso site!