11 curiosidades do Matcha que você precisa saber
18 abril 2022

Se você é amante dos chás, com certeza já ouviu falar do matcha. Ele é uma maneira peculiar de se fazer a bebida, muito diferente do que as pessoas normalmente conhecem. Além disso, possui benefícios incríveis para o nosso corpo. 

O matcha é um tipo de chá verde, feito da planta camellia sinensis - a mesma utilizada no chá verde e preto - mas com outras características em relação às bebidas extraídas desta folha.

Quer saber como é o preparo, os benefícios e as curiosidades do matcha? Então, continue a leitura!

Origem o matcha?

O matcha tem sua origem no Oriente, mais precisamente na China, durante a dinastia Tang, lá pelo século VII. Logo, conquistou o paladar dos povos de outros países da região, como o Japão. 

Foram os monges japoneses que, ao irem para a China estudar o budismo, acabaram promovendo a bebida entre as nações. Assim, fizeram o matcha se tonar um símbolo cultural e até religioso. 

Além disso, a bebida milenar também está presente em rituais de meditação, bem como após o almoço e jantar, como se fosse o nosso suco ou refrigerante. 

O que é o matcha? 

O matcha é um tipo de chá verde com um preparo diferente dos demais, desde a colheita até o preparo. Nesta bebida a folha é moída, virando um pó bem fino e super fácil de diluir em água quente. 

Portanto, no matcha, é preciso misturar o pó com a água até que seja totalmente dissolvido. Isso torna a bebida um pouco mais espessa, mas com um poder antioxidante incomparável.

Outro ponto interessante é com relação à colheita, feita com a planta ainda nova. Lembrando que plantas mais jovens possuem mais clorofila, aminoácidos e nutrientes do que a folha adulta, além de concentração muito, mas muito maiores de antioxidantes.  

Para que serve? 

O matcha traz vários benefícios para a saúde de quem o consome, prevenindo doenças e evitando problemas de saúde. Isso acontece devido à alta concentração de nutrientes, maior do que em chás tradicionais. Por isso, confira 11 informações super valiosas e incríveis sobre o matcha:

1 - Reduz a pressão arterial

Os antioxidantes presentes no matcha ajudam a controlar ou reduzir a pressão arterial, grande causadora de problemas cardíacos. O chá traz benefícios para quem possui doenças do coração.

2 - Protege o coração

Além da pressão arterial, o chá ajuda a eliminar o colesterol ruim do nosso corpo, auxiliando assim no bom funcionamento e na proteção do coração. Estudos científicos mostram o poder do matcha nesse sentido. 

3 - Perda de peso

A bebida colabora para acelerar o metabolismo em muitas pessoas, por isso ele também auxilia na queima de gordura e na perda de peso. 

4 - Protege a pele

Seus nutrientes são grandes aliados na saúde da pele, tanto é que o matcha é usado em muitos cosméticos. Seu processo anti-inflamatório ajuda a evitar lesões na pele.  Além disso, é rico em betacaroteno, substância fundamental para o bronzeado. 

5 - Mente forte

O matcha também melhora a capacidade de concentração mental, aprimorando ainda mais o raciocínio. Tudo isso por causa da cafeína, que também está presente no café, por exemplo, que protege a função cerebral. 

6 - Prevenir gripes e resfriados

Rico em vários antioxidantes, o matcha auxilia no processo de defesa do nosso organismo, o sistema imunológico. Com isso, é mais difícil você ficar gripado ou resfriado. 

7- Radicais livres 

Os radicais livres podem causar em nosso corpo o envelhecimento e a morte celular. Em contrapartida, o matcha é rico em antioxidantes, assim, miniminiza esses impactos e diminui o risco de desenvolver doenças crônicas.

8 - Efeito detox

Assim como aqueles famosos sucos detox, o matcha ajuda a eliminar substâncias nocivas para o nosso corpo. Tudo  por causa da forte presença da clorofila, que age neste sentido. 

9 - Ele é diurético

O matcha, assim como o chá tradicional, é um ótimo diurético. Portanto, é um grande aliado para quem sofre com inchaços e retenção de líquidos. 

10 - E também calmante

Apesar de ter cafeína, o matcha promove um efeito calmante. Este benefício já começa no seu ritual de preparo. Isso por causa da teanina, substância que auxilia e combater a ansiedade. 

11 - Melhora o humor

Falando na teanina, ela também combate poderosamente a insônia e depressão. Por isso, é uma forte aliada do bom humor. Outro ponto positivo é que a teanina faz o nosso corpo produzir serotonina, o famoso hormônio da felicidade. 

Como consumir matcha? 

A maneira comum de consumir o matcha é, realmente, preparando o chá com o pó. Nesse sentido, você mistura a bebida quente até dissolver completamente. O consumo recomendado é de duas a três colheres por dia

Além do chá, o matcha pode ser usado de outras maneiras, como em ingredientes para bolos, pães, sucos, cookies, bolachas, muffins. Ou seja, pode ser adicionado na maioria das receitas com no preparo de massas, sucos e sobremesas.    

Onde encontrar essa bebida?

O matcha pode ser encontrado em cafeterias como a Mais1 Café, em forma de chás e drinks. Por isso, se você quer experimentar essa maravilha natural, vá até uma de nossas unidades

Aliás, a Mais 1 Café é uma ótima opção para quem busca um investimento. A franquia possui um valor super acessível, fácil montagem e operação, além de faturamento acima dos R$ 480 mil por ano. Se quiser saber mais, entre em contato com a nossa equipe!


Categoria: 
Contato
Av. Visc. de Guarapuava, 3832 Centro , Curitiba - PR 
80250-220
Newsletter

    Mais1 Café © 2023. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvimento e performance por Prospecta Digital.
    menu