Saiba quais são os tipos de café e a diferença entre eles
1 outubro 2021
tipos de café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, por ser tão apreciado assim, é normal existirem vários tipos de café. Por isso, a variedade de grãos, sabores e receitas é tão grande – para a nossa sorte! 

O café é uma bebida que pode ser consumida gelada, quente, com leite ou bebida alcoólica, além disso, essa bebida deliciosa pode ser inserida em receitas doces e até em pratos salgados. Quem aqui não ama um café de manhã e de tardezinha, não é mesmo?

Ficou curioso em saber quais são os tipos de café? Continue sua leitura, pois neste post mostraremos tim-tim por tim-tim!

Conheça os diferentes tipos de grão de café 

Assim como o sabor do vinho que muda conforme a uva, no café a situação é a mesma. Cada tipo de grão tem sua peculiaridade e traz um aroma e sabor diferente para a bebida. Não cabe a nós aqui dizer qual é o melhor, já que cada um tem o seu paladar. 

Mas sabendo quais as caraterísticas, fica mais fácil saber qual irá lhe agradar na hora de provar. E tudo influencia no grão, desde a região plantada e estilo de colheita, até a torra do grão e moagem.

Entretanto, na classificação de grãos, existem dois tipos mais conhecidos, o Robusta e o Arábica.

Conheça mais sobre os tipos de café:

Grão Robusta

Ele é um grão que tem o sabor mais acentuado, mais amargo e marcante, além de ser mais resistente a pragas e doenças. Por causa disso, costuma ter um custo de cultivo mais baixo, tendo um preço mais acessível no mercado. 

Os grãos desse tipo são geralmente usados em blends para adicionar corpo e sabor a alguns tipos de café, e são plantados em regiões mais quentes, como África, Ásia e também no Brasil.

Veja um pouco sobre os tipos de café de Grão Robusta:

Comum

Também conhecido como "conilon", o robusta comum é a variedade mais amplamente cultivada de café robusta. É conhecido por sua alta resistência a doenças e pragas, além de sua capacidade de crescer em altitudes mais baixas.

Robusta Uganda

Originário da região de Uganda, na África, esse tipo de café é valorizado por seu sabor encorpado e notas de cacau. Os grãos têm um teor de cafeína mais elevado em comparação com outras variedades de café.

Robusta Kapi Luwak

Esta é uma variedade especial de café robusta. É cultivado na Indonésia e, assim como o café arábica Kapi Luwak, os grãos passam pelo processo de digestão de um animal chamado civeta antes de serem coletados.

Robusta Bengala

Cultivado nas regiões de Bengala Ocidental e Tripura, na Índia, o café robusta Bengala tem um sabor forte e amargo, com notas terrosas e achocolatadas.

Grão Arábica

Este grão possui uma variedade maior de tipos do que o Robusta. Ele corresponde a grande parte da produção mundial de café e, em cada região do mundo, o cultivo tem suas peculiaridades. 

Ah, ele tem um aroma e um sabor mais adocicado, com menos cafeína – ideal para as pessoas que não gostam de sabores muito amargos!

Veja um pouco sobre os tipos de café de Grão Arábica:

Bourbon

Uma das variedades mais antigas e populares. Apresenta um sabor suave e doce, com notas de chocolate e caramelo. Os grãos Bourbon geralmente têm uma acidez moderada e corpo médio.

Typica

Também chamado de café arábica clássico, o Typica é cultivado em todo o mundo e é conhecido por seu sabor equilibrado e doçura. Os grãos têm uma acidez brilhante, corpo médio a encorpado e podem apresentar notas de frutas cítricas e chocolate.

Caturra

É uma variedade mutante do Bourbon, com grãos menores e um sabor mais intenso.

Catuaí

É uma variedade híbrida criada a partir dos tipos Mundo Novo e Caturra. Os grãos de café Catuaí são conhecidos por sua produtividade e resistência a doenças. Eles tendem a ter um sabor suave e doce.

Mundo Novo

Também é uma variedade híbrida, resultado do cruzamento entre o Bourbon e o Typica. Os grãos Mundo Novo são apreciados por seu corpo encorpado, acidez baixa a média e sabores ricos de chocolate, nozes e especiarias.

5 tipos de café incríveis para você degustar 

tipos de café mais1.café

Além da variedade de grãos, o mercado também oferece várias possibilidades na hora do preparo do café. Por isso, listamos cinco categorias de tipos de cafés incríveis para você provar.

Espresso

Este é um dos mais tradicionais tipos de café. Ele é feito sob pressão, puro, sem adição de açúcar, leite ou qualquer outro ingrediente, formando uma espuma levemente marrom na borda. Tem um sabor concentrado e encorpado.

Cappuccino

Outra bebida à base de café bem tradicional. Esta invenção italiana é feita em uma mistura do café espresso com leite vaporizado, o que traz uma cremosidade bem característica à bebida. 

Mocha

Se o cappuccino já é bom, imagine com chocolate! Esse é o mocha, um café espresso com leite vaporizado, chocolate e chantilly. Este seria o tradicional, mas atualmente existem outras variações desta famosa bebida. 

Macchiato

Lembra que o café espresso é puro, sem nenhum ingrediente? Esse não, o macchiato é uma versão do café espresso com um pouco de leite vaporizado. Macchiato em italiano significa manchado. 

Existem outras formas de fazer aquele cafezinho gostoso todos os dias. Se quiser, conta para a gente nos comentários qual o seu tipo favorito e se você tem alguma dica especial na hora de fazer café!

Bateu uma vontade de tomar café? Peça o seu agora mesmo! 

Vendo estes tipos de café, provavelmente bateu aquela vontade de tomar um, não é mesmo? Na Mais1.Café você pode experimentar todas essas categorias de café de forma prática e rápida. Basta encontrar a unidade próxima de você!

Agora, se você é um investidor e está a procura por um modelo de negócio inovador, seguro e rentável, a Mais1.Café é o investimento perfeito. Com centenas de unidades espalhadas pelo Brasil, a Mais1 se tornou líder do setor de cafeterias em pouco tempo.

Quer conferir mais detalhes sobre a Mais1.Café? CLIQUE AQUI.


Categoria: 
Contato
Av. Visc. de Guarapuava, 3832 Centro , Curitiba - PR 
80250-220
Newsletter

    Mais1 Café © 2023. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvimento e performance por Prospecta Digital.
    menu