Se os ingleses são mundialmente conhecidos pelo “chá das 5”, nós brasileiros adoramos um belo café da tarde, não é mesmo? Esta refeição salva qualquer situação, como um dia difícil no trabalho ou comemorar alguma conquista.
Além disso, ela é bem eclética, podendo ter pratos doces, salgados, algo mais elaborado ou feito rapidinho. Mas se você chamar a família ou os amigos para essa refeição, um bom café não pode faltar!
Vamos mostrar cinco sobremesas saborosas para servir naquela refeição que salva todos entre o almoço e o jantar. Vamos lá!
A importância de um bom café da tarde
As refeições intermediárias – como o lanche da manhã ou o café da tarde - são essenciais para uma alimentação saudável e balanceada. Elas evitam que a pessoa fique muito tempo sem comer entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
Quer um exemplo prático? Se você almoçar meio-dia e for jantar às 20h, serão oito horas sem comer. Com isso, a chance de você exagerar no jantar e comer além do recomendado é enorme, o que não faz bem para a saúde.
Para dias quentes, que tal um Sensação, um drink gelado feito com café, leite, purê de morango e chocolate. Para comer, você pode se deliciar com os famosos cookies de chocolate.
Essa é uma combinação mais sofisticada. A bebida vai chocolate quente com avelã e leite. E para acompanhar, um tradicional doce português que conquistou o mundo.
Que tal um café da tarde especial com donuts Red Velvet, o famoso Veludo Vermelho, com um Cherryccino, uma bebida quente que vai café, leite e cereja? Nada mal!
Faça do café da tarde um negócio de sucesso
Agora, além de matar a fome, o café da tarde pode ser uma boa fonte de renda e garantir sua independência financeira. Isso porque as franquias de cafeterias estão crescendo muito. A Mais1 Café, por exemplo, tem mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil.
Com um investimento baixo e um faturamento médio que pode ultrapassar R$ 480 mil por ano, a nossa franquia se torna ideal para quem quer uma renda extra, sem muitos problemas com a operação.
O modelo Coffee To Go da Mais1 Café agiliza o preparo e entrega do pedido ao cliente. Além disso, trabalhamos com cafés especiais para momentos e pessoas especiais. Quer saber mais sobre a nossa franquia? Fale com um de nossos consultores!
10 mitos e verdades sobre o café
O café é uma bebida apreciada no mundo todo, além disso, possui uma grande variedade de opções, como a forma de preparo, os grãos, as maneiras de moer e torrar os grãos. E pelo lado afetivo é uma bebida que mexe com as nossas emoções.
Por ser uma bebida tão popular, é comum surgir afirmações que realmente são verdadeiras, mas também os mitos carregados de geração a geração.
Por isso, separamos 10 mitos e verdades sobre o café para você tirar as dúvidas de uma vez por todas e poder apreciar um café sem se preocupar com as “fake news” sobre essa bebida tão especial.
Índice
Conheça as principais curiosidades sobre o café
O café é estudado em laboratórios no mundo todo. São pesquisas para mostrar os benefícios e os malefícios de se tomar essa bebida maravilhosa. Então, desvendaremos alguns mitos e explicar as verdades sobre ele!
1 - Café tira o sono?
VERDADE: Muita gente diz que tem problema para dormir após tomar café no fim da tarde ou à noite. E isso tem fundamento, pois a cafeína tem um efeito estimulante e melhora o desempenho cognitivo, aumentando o estado de atenção e alerta da pessoa.
2 - Grávida pode tomar café sem problemas?
MITO: Na gravidez, o excesso de café pode acelerar o metabolismo, tanto da mãe como do feto, o que pode provocar problemas na gestação. Por isso, é bom tomar café com moderação neste período e também na amamentação.
3 - Tem quantidade correta por dia?
VERDADE: Não há problemas em tomar café diariamente, mas é bom ficar atento à quantidade. A bebida em excesso pode causar dor no estômago, tremores, insônia e náuseas.
4 - Café vicia?
MITO: Que a bebida é irresistível isso é verdade, mas que vicia é mito. A cafeína não vicia e muito menos estimula vícios, como o de fumar.
5 - Muito café dá gastrite?
VERDADE: Segundo a nutricionista Gabriela Braga, é recomendado reduzir o consumo do café a pessoas que possuem algum tipo de problema estomacal. Isso porque o café, em excesso, pode irritar a mucosa que reveste o estômago.
6 - Café sem açúcar é mais saudável?
VERDADE: Muita gente não consegue tomar café puro, sem adoçar, mas saiba que esta é a melhor opção. Todo mundo sabe sobre os males que o excesso de açúcar na dieta pode causar, como diabetes, por isso, tente ao menos reduzir o consumo do açúcar.
7 - Café cura a ressaca?
VERDADE: Quando acordamos no dia seguinte a uma bebedeira logo pensamos em um café para curar a ressaca. Estudos apostam que essa atitude realmente funciona, pois a cafeína tem o efeito oposto ao do álcool no organismo.
8 - Café envelhece
MITO: O café, na verdade, ajuda a rejuvenescer. Ele tem antioxidantes, substâncias que atuam neste sentido no nosso organismo. Muitos produtos de beleza, inclusive, usam café em uma composição.
9 - Café prejudica os dentes?
VERDADE: O café tem um pH mais baixo do que a boca, portanto é mais ácido. E isso agride o esmalte, que é a camada protetora do dente. É importante sempre beber água ou até escovar os dentes após o café.
10 - Pode causar câncer?
MITO: Pesquisas científicas mostram que o café ajuda a diminuir o risco de câncer. A bebida possui antioxidantes que protegem as células. Além disso, não há estudos consistentes que provem que beber café causa câncer.
Já conhece o café da Mais1?
Agora que você já conhece os principais mitos e verdades sobre o café, que tal saborear um delicioso café na Mais1 Café? CLIQUE AQUI e confira a loja mais próxima de você.
Além disso, a Mais1 Café é uma franquia focada na modernidade em servir café. O modelo “Coffee To Go”, facilita a vida do cliente e do investidor. Conheça mais detalhes sobre esse modelo de negócio visionário visitando nosso site!
Saiba quais são os tipos de café e a diferença entre eles
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, por ser tão apreciado assim, é normal existirem vários tipos de café. Por isso, a variedade de grãos, sabores e receitas é tão grande – para a nossa sorte!
O café é uma bebida que pode ser consumida gelada, quente, com leite ou bebida alcoólica, além disso, essa bebida deliciosa pode ser inserida em receitas doces e até em pratos salgados. Quem aqui não ama um café de manhã e de tardezinha, não é mesmo?
Ficou curioso em saber quais são os tipos de café? Continue sua leitura, pois neste post mostraremos tim-tim por tim-tim!
Assim como o sabor do vinho que muda conforme a uva, no café a situação é a mesma. Cada tipo de grão tem sua peculiaridade e traz um aroma e sabor diferente para a bebida. Não cabe a nós aqui dizer qual é o melhor, já que cada um tem o seu paladar.
Mas sabendo quais as caraterísticas, fica mais fácil saber qual irá lhe agradar na hora de provar. E tudo influencia no grão, desde a região plantada e estilo de colheita, até a torra do grão e moagem.
Entretanto, na classificação de grãos, existem dois tipos mais conhecidos, o Robusta e o Arábica.
Conheça mais sobre os tipos de café:
Grão Robusta
Ele é um grão que tem o sabor mais acentuado, mais amargo e marcante, além de ser mais resistente a pragas e doenças. Por causa disso, costuma ter um custo de cultivo mais baixo, tendo um preço mais acessível no mercado.
Os grãos desse tipo são geralmente usados em blends para adicionar corpo e sabor a alguns tipos de café, e são plantados em regiões mais quentes, como África, Ásia e também no Brasil.
Veja um pouco sobre os tipos de café de Grão Robusta:
Comum
Também conhecido como "conilon", o robusta comum é a variedade mais amplamente cultivada de café robusta. É conhecido por sua alta resistência a doenças e pragas, além de sua capacidade de crescer em altitudes mais baixas.
Robusta Uganda
Originário da região de Uganda, na África, esse tipo de café é valorizado por seu sabor encorpado e notas de cacau. Os grãos têm um teor de cafeína mais elevado em comparação com outras variedades de café.
Robusta Kapi Luwak
Esta é uma variedade especial de café robusta. É cultivado na Indonésia e, assim como o café arábica Kapi Luwak, os grãos passam pelo processo de digestão de um animal chamado civeta antes de serem coletados.
Robusta Bengala
Cultivado nas regiões de Bengala Ocidental e Tripura, na Índia, o café robusta Bengala tem um sabor forte e amargo, com notas terrosas e achocolatadas.
Grão Arábica
Este grão possui uma variedade maior de tipos do que o Robusta. Ele corresponde a grande parte da produção mundial de café e, em cada região do mundo, o cultivo tem suas peculiaridades.
Ah, ele tem um aroma e um sabor mais adocicado, com menos cafeína – ideal para as pessoas que não gostam de sabores muito amargos!
Veja um pouco sobre os tipos de café de Grão Arábica:
Bourbon
Uma das variedades mais antigas e populares. Apresenta um sabor suave e doce, com notas de chocolate e caramelo. Os grãos Bourbon geralmente têm uma acidez moderada e corpo médio.
Typica
Também chamado de café arábica clássico, o Typica é cultivado em todo o mundo e é conhecido por seu sabor equilibrado e doçura. Os grãos têm uma acidez brilhante, corpo médio a encorpado e podem apresentar notas de frutas cítricas e chocolate.
Caturra
É uma variedade mutante do Bourbon, com grãos menores e um sabor mais intenso.
Catuaí
É uma variedade híbrida criada a partir dos tipos Mundo Novo e Caturra. Os grãos de café Catuaí são conhecidos por sua produtividade e resistência a doenças. Eles tendem a ter um sabor suave e doce.
Mundo Novo
Também é uma variedade híbrida, resultado do cruzamento entre o Bourbon e o Typica. Os grãos Mundo Novo são apreciados por seu corpo encorpado, acidez baixa a média e sabores ricos de chocolate, nozes e especiarias.
5 tipos de café incríveis para você degustar
Além da variedade de grãos, o mercado também oferece várias possibilidades na hora do preparo do café. Por isso, listamos cinco categorias de tipos de cafés incríveis para você provar.
Espresso
Este é um dos mais tradicionais tipos de café. Ele é feito sob pressão, puro, sem adição de açúcar, leite ou qualquer outro ingrediente, formando uma espuma levemente marrom na borda. Tem um sabor concentrado e encorpado.
Cappuccino
Outra bebida à base de café bem tradicional. Esta invenção italiana é feita em uma mistura do café espresso com leite vaporizado, o que traz uma cremosidade bem característica à bebida.
Mocha
Se o cappuccino já é bom, imagine com chocolate! Esse é o mocha, um café espresso com leite vaporizado, chocolate e chantilly. Este seria o tradicional, mas atualmente existem outras variações desta famosa bebida.
Macchiato
Lembra que o café espresso é puro, sem nenhum ingrediente? Esse não, o macchiato é uma versão do café espresso com um pouco de leite vaporizado. Macchiato em italiano significa manchado.
Existem outras formas de fazer aquele cafezinho gostoso todos os dias. Se quiser, conta para a gente nos comentários qual o seu tipo favorito e se você tem alguma dica especial na hora de fazer café!
Bateu uma vontade de tomar café? Peça o seu agora mesmo!
Vendo estes tipos de café, provavelmente bateu aquela vontade de tomar um, não é mesmo? Na Mais1.Café você pode experimentar todas essas categorias de café de forma prática e rápida. Basta encontrar a unidade próxima de você!
Agora, se você é um investidor e está a procura por um modelo de negócio inovador, seguro e rentável, a Mais1.Café é o investimento perfeito. Com centenas de unidades espalhadas pelo Brasil, a Mais1 se tornou líder do setor de cafeterias em pouco tempo.
Quer conferir mais detalhes sobre a Mais1.Café? CLIQUE AQUI.